Como construir um e-commerce de sucesso no Brasil

Publicado por Por Marisa Adán Gil, de Nova York - 13/01/2015- PEGN em 15/01/2015 às 21h27

Márcio Kumruian, da Netshoes, dá dicas para varejistas durante palestra em Nova York

 

Como construir um e-commerce de sucesso no Brasil

No segundo dia do Retail’s Big Show, o encontro mundial do varejo em Nova York, as atenções dos brasileiros se voltaram para a palestra “Como Construir Marcas Aspiracionais e Bem-sucedidas em Mercados Emergentes”. Dedicada ao varejo brasileiro, o encontro teve as presenças de Márcio Kumruian, fundador e CEO da Netshoes, Paulo Correa, vice-presidente de Merchandising e Marketing da C&A Brasil, e Alberto Serrentino, sócio-fundador da consultoria Varese Retail Strategy. A proposta era mostrar como marcas nacionais e internacionais – com presença física ou digital - podem superar as dificuldades impostas pelo mercado e ganhar escala no país.

Segundo Alberto Serrentino, uma das principais dificuldades dos varejistas brasileiros é criar uma marca aspiracional, que sirva de modelo para o mercado, mas que ao mesmo tempo consiga conquistar o grande público. Segundo o consultor, quem tem como objetivo ganhar escala no Brasil enfrenta dificuldades geográficas, já que 50% dos consumidores estão concentrados em 40 cidades, e demográficas, pois 70,4% dos compradores são das classes B2 e C. “Para crescer, é preciso descobrir uma maneira de conquistar as massas, aliando inovação e acessibilidade”, disse.

 

“Como comecei com uma loja física,

sempre soube das dificuldades do varejo no Brasil”,

disse Marcio Kumruian, da Netshoes.

 

Em 2002, ele lançou seu primeiro e-commerce – em 2007, a operação se tornou completamente online. Hoje, a Netshoes é um dos maiores varejos virtuais da América Latina, vendendo também para México e Argentina. Na visão de Kumruian, a tecnologia é um dos pilares dessa trajetória. “Usamos a inovação para tentar criar a melhor experiência de compra possível para o cliente, com facilidades como entrega no mesmo dia, troca online e atendimento 24 horas”, disse o empresário.

Recentemente, a Netshoes lançou duas marcas próprias: All4one, que vende acessórios vestíveis, e Gonew, com produtos mais acessíveis. Abriu também a Zattini, para vender moda masculina, feminina e infantil. “Estamos prontos para expandir e ganhar escala. E, para isso, vamos diversificar, oferecer mais produtos para o nosso cliente”, disse Kumruian.

Confira, no vídeo abaixo, a dicas do fundador da Netshoes para quem quer abrir um e-commerce no Brasil.

 

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Tags: e-commerce

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